Devido ao aumento das temperaturas e avisos lançados pelo IPMA e a Unidade de Saúde Pública da ULSAALE, a UCC de Gavião, em colaboração com uma aluna de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre, iniciou uma campanha de proteção contra o calor.
Com o objetivo de sensibilizar a população aos cuidados a ter e os perigos das ondas de calor. Foi por isso realizado um panfleto informativo para ser distribuído. Assim, utilizado a Unidade Móvel de Saúde como recurso, foram distribuídos estes panfletos pelas localidades do concelho de Gavião e na UCSP de Gavião. O concelho apresenta uma grande percentagem de população idosa, tendo sido por isso realizados ensinos na entrega do panfleto. Esta distribuição ocorre nos dias de temperaturas mais elevadas. Os panfletos foram realizados tendo por base as recomendações do SNS24 e do INEM.
No panfleto são abordados os perigos das ondas de calor e o efeito das mesmas no organismo, com recomendações para evitar estes perigos. Foi feito também uma chamada de atenção aos grupos mais vulneráveis. A população demonstrou-se preocupada e interessada sobre o tema. Tendo sido colaborante no processo de distribuição e realização das recomendações.
Fonte/Foto: ULS Alto Alentejo