Manuel Rui Azinhais Nabeiro (Campo Maior), Fernando Emílio Soares (Portalegre), João Manuel Carita Pista (Alter do Chão) e António José Falé Canoa (Monforte), são os autarcas que vão participar na Tertúlia, agendada para 8 de dezembro, no Centro Interpretativo da Ruralidade de Arronches (CEIRA).
Para moderar a conversa sobre o poder local democrático o Grémio Transtagano convidou Jaime Estorninho, antigo presidente do Município de Gavião e último Governador Civil de Portalegre e o professor Sérgio Campos, autor do livro “Em Memória dos Cidadãos Eleitos no Alto Alentejo”.
Na apresentação do evento, na segunda-feira, na sede do Grémio, o presidente da associação Diogo Serra disse que a iniciativa pretende, através destes autarcas, homenagear todos os que “deram a cara e a voz” nas primeiras eleições depois da Revolução de 25 de Abril de 1974.
No distrito de Portalegre das 15 autarquias, 12 foram ganhas pelo PS e três pela Frente Eleitoral Povo Unido, uma coligação que juntava o PCP, o Movimento Democrático Português – Comissão Democrática Eleitoral (MPD/CDE) e a Frente Socialista Popular (FSP).
Por seu turno Luís Carapinha, membro da direção do Grémio, sublinhou a importância desta iniciativa, sobretudo pela presença dos antigos autarcas, que ainda hoje “são uma referência para aquilo que é a democracia local”.
A homenagem ao Poder Local Democrático tem início marcado para as 11:30 no Museu de (a) Brincar, em Arronches, segue-se às 13:00 um almoço e o momento alto, a tertúlia com os antigos presidentes, está marcada para as 15:00 no espaço CEIRA, o evento encerra às 17:30 com uma prova de vinhos, degustação de produtos regionais e fados, na herdade do Perdigão.