Portalegre encerrou a sua participação na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com um balanço altamente positivo, afirmando-se como um dos polos de atração do Alto Alentejo. A cidade integrou o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que foi o Destino Nacional Convidado da edição deste ano, com a presença de todos os 58 municípios e 29 empresas da região.
A 35ª edição da BTL, a maior feira de turismo de Lisboa, foi uma verdadeira montra para a região, tendo o Alentejo no centro das atenções. Portalegre levou até ao evento os Vinhos de Altitude da Serra de São Mamede, proporcionando aos visitantes momentos de provas e degustações promovidas pelas adegas do concelho, destacando a qualidade e a riqueza enológica da região.
Reafirmando a ambição de tornar 2025 “mais um grande ano turístico” para a região, o Turismo do Alentejo e Ribatejo apostou fortemente em marcar presença na programação da BTL, com uma agenda diversificada de eventos onde os diferentes municípios da região puderam promover a sua oferta gastronómica, enoturística e cultural.
Além das degustações de vinhos da Serra de S. Mamede, o Município de Portalegre apresentou as Tapeçarias de Portalegre, símbolo maior do património cultural da cidade e um espetáculo cultural que encantou os participantes. O grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias” animou os presentes. Este momento de união entre tradição e arte contemporânea, reforçou a afirmação da oferta turística e cultural do município.
A gastronomia foi também um dos destaques da participação de Portalegre na “maior feira de turismo a nível nacional”, com a prova de pratos típicos como a Bola de Carne com enchidos e a tradicional Boleima de Portalegre, harmonizados com o Vinho Rosé da Adega de Portalegre Winery, cujos rótulos são inspirados nas Tapeçarias.
Fonte/Foto: CM Portalegre