Esta cerimónia, presidida pela Senhora Secretária de Estado da Administração Interna (MAI), Isabel Oneto, contou ainda com a presença do Secretário-Geral do MAI, Marcelo de Carvalho, do Comandante-Geral da GNR, o Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia, do Coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro da Formação da GNR, da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Eng. Fermelinda Carvalho, da Vice-Presidente do Município, Laura Galão e diversas entidades militares, civis e religiosas.
“Este é um investimento decidido na anterior lei de programação do investimento em infraestruturas e equipamentos, passou para a segunda lei, que já está em curso, no sentido de que é uma obra em que o Ministério da Administração Interna está empenhado em manter e chegar até ao seu final”, disse Isabel Oneto.
Foram apresentadas as cinco propostas a concurso, tendo sido depois entregues os diplomas aos três primeiros classificados, incluindo o projeto vencedor. As próximas etapas serão a tramitação pré-contratual do ajuste direto e a posterior celebração do contrato e submissão do mesmo a Tribunal de Contas.
O novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR terá cerca de 40.000 m2 de área, e comportará cerca de 1200 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.