Promover a reflexão e o debate de ideias sobre a Liberdade de Expressão foi o principal objetivo dos III Encontros de Cultura do Alentejo, que se realizaram no dia 31 de agosto no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.
Com o tema “Mural da História 1974 – 2024 | 50 anos em Discurso Livre Free Speech”, o Clube Castelanense e o Arquivo Digital Imaterial da Comenda organizaram uma conferência que além da presença de oradores reputados e provenientes de diferentes geografias sociais, profissionais e políticas, contou com a presença de alguns dos jovens autores do Mural 50 anos de Liberdade, agora patente no terraço do museu e pronto a ser visitado por todos.
Em representação do Município, abriu a sessão a Sra. Vice Presidente, Laura Galão, que falou sobre a preservação do património cultural e o compromisso identitário que tem sido assumido neste mandato, dando como exemplo a Feira das Cebolas, um evento secular associado às tradições do concelho que recentemente se revestiu de um formato transversal a todas as atividades económicas do concelho e com uma aposta mais forte na animação para chegar a todos os públicos.
A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Portalegre, pela CCDR-Alentejo e pela Delta Cafés, integrada nas Cerimónias Comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril em Portalegre e nas Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao tema “Rotas, redes e conexões”, versou sobre dois painéis dedicados à “Liberdade de Expressão: um Direito Fundamental e Constitucional” e “Liberdade de Expressão: Elemento Patrimonial numa Sociedade Plural, Miscigenada e Democrática”.
Sobre o Mural:
Construído por alunos do 3° ano do 1° ciclo do ensino básico da Queen Elizabeth’s School, em Lisboa, este Mural pretende expressar, pela mão das crianças, o conceito de Liberdade de Expressão.
Ao longo deste ano letivo, e para marcar os 50 anos do 25 de Abril, os alunos acompanhados pela professora de expressão plástica foram encorajados a materializar em desenho a sua ideia de liberdade e a transpô-la para um painel de azulejos, gentilmente cedidos pela Aleluia Cerâmicas, de Aveiro.
Para quem tiver curiosidade em conhecer o resultado do trabalho destas crianças, o painel encontra-se exposto no terraço do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.