Em
Jornal de Portalegre

2023/04/18

Marvão inaugura Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia

Freguesias

Um centro de interpretação dedicado às Fortalezas Abaluartadas da Raia é inaugurado, este sábado, a partir das 11.30 horas, no Castelo de Marvão. 

O Município de Marvão inaugura, no próximo sábado, dia 22 de abril, pelas 11h30, o Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, um espaço museológico criado no âmbito do projeto “Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, a par com os Municípios de Almeida, Elvas e Valença. Este é o segundo de um conjunto de quatro centros de interpretação das fortalezas abaluartadas da raia Portugal-Espanha a ser inaugurado.

A cerimónia, que contará com a presença do secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, resulta de uma parceria entre os quatro municípios para criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional associado a uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, já em andamento.

O Castelo de Marvão vai então passar a dispor de um centro de interpretação sobre a história e riqueza dos 1319 quilómetros da fronteira luso-espanhola e também dos seus conjuntos de fortificações, distribuídos por Portugal e Espanha. O espaço museológico conta com uma componente altamente interativa e multimédia, através de painéis, mapas e ecrãs tácteis.

O Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia estará aberto ao público, a partir do dia 22 de abril, com um horário de funcionamento similar ao do Castelo, onde está localizado este núcleo museológico.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo, com cerca de 1319 quilómetros, e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas. O sistema de defesa criado durante a guerra que opôs Portugal a Espanha (1640-1668) integra cerca de uma centena de fortificações do lado português.

A cerimónia de inauguração do novo equipamento contará com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva.

Criado no âmbito do projeto “Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia”, a par com os municípios de Almeida, Elvas e Valença, este espaço museológico é o segundo, de um conjunto de quatro, a ser inaugurado, e resulta de uma parceria entre os quatro municípios para criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional associado a uma candidatura a Património da Humanidade da UNESCO, já em andamento.

O centro de interpretação sobre a história e riqueza dos 1319 quilómetros da fronteira luso-espanhola e também dos seus conjuntos de fortificações, distribuídos por Portugal e Espanha, está dotado com uma componente altamente interativa e multimédia, através de painéis, mapas e ecrãs táteis.

A raia luso-espanhola é a faixa da fronteira mais antiga e estável do mundo e uma das mais fortificadas da Europa, com particularidades históricas e culturais únicas. O sistema de defesa criado durante a guerra que opôs Portugal a Espanha (1640-1668) integra cerca de uma centena de fortificações do lado português.

O novo centro de interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia estará aberto ao público, a partir de sábado, durante o horário de funcionamento do Castelo de Marvão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AF Portalegre mostrou em campo toda a garra na Taça das Regiões
9/12/2025
A magia do Natal chegou ao Mercado Municipal de Portalegre
9/12/2025
Rui Perestrelo presente na Mostra dos Fundos Europeus
5/12/2025
Atividades Jogo a Jogo | Agenda | 6 e 7 de dezembro
5/12/2025
AF Portalegre presente na Taça das Regiões
4/12/2025
Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre saem à rua a 8 de dezembro
4/12/2025
Radares da PSP | Portalegre | dezembro 2025
3/12/2025
Vinhos de Altitude Serra de São Mamede | Programa | 5 e 6 de dezembro
3/12/2025