A iniciativa partiu de um grupo com uma página de facebook e com o nome de Comunidade Pilotos Todo Terreno/Enduro.
O desafio lançado chama-se Lenço vermelho em Homenagem a Armindo Neves na Baja Portalegre.
De acordo com a publicação efetuada é referido "Ainda em choque com a partida prematura deste grande ser humano, é de sentimento geral que a sua passagem pelo desporto motorizado ficou bem marcada com os seus feitos e forma de estar na competição e na vida."
Assim, e com a Prova Rainha do TT à porta, refere a mesma publicação "onde o Armindo fez a sua história e tanto prazer lhe dava fazer, lembrei me dentro da minha paixão pelo tt e admiração pelo Armindo que não haveria melhor maneira de o homenagear do que o lembrar na prova da "sua terra"(Portalegre) ."
A organização desta iniciativa entende que "E que forma melhor do que todos os pilotos que o admiravam usarem aquilo que era a sua " Imagem de marca", o lenço vermelho ao pescoço, enchendo os trilhos do alto Alentejo com pilotos "Armindos Neves" com o seu lenço vermelho ao pescoço."
Nos muitos comentários desta publicação, alguns dos apaixonados pelo tt já manifestaram total apoio à ideia e alargaram também a todo o público que se vai juntar ao longo do percurso a apoiar os pilotos, e ao mesmo tempo homenagear Armindo que tantas alegrias deu a todos.
O piloto alentejano, natural de Avis, perdeu a vida enquanto vivia uma grande aventura em África. no Africa Eco Race. O veterano piloto da SWM "contava" a sua aventura em solo africano, com o objetivo de completar a sua primeira participação nesta prova.
Foi atraiçoado pelo destino, falecendo já perto do final da etapa.
Apaixonado pelo mundo motorizado, estreou-se em competição em 1989 e, desde então, tem somado participações em vários campeonatos, assim como vitórias. Em 1991 foi o melhor piloto português no prólogo da Baja de Portalegre.