Naquela que foi a primeira edição dos Campeonatos Nacionais Sub-16, a Academia José Jacob marcou presença, com a participação da nossa atleta Elisa Jacob, a disputar o primeiro Campeonato Nacional, numa competição que se realizou sábado, 15 de junho, em Viseu, numa única jornada.
Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo, com a Associação de Atletismo de Viseu e o Município de Viseu foi possível levar a cabo mais uma oportunidade competitiva para os escalões jovens, os sub-16, com 106 clubes a marcarem presença no Estádio do Fontelo, em Viseu.
Elisa Jacob, após a sua primeira competição de âmbito nacional no passado mês de maio em Lagoa no Olimpico Jovem Nacional, uma competição entre seleções distritais, onde representou a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, competiu agora na primeira edição do Campeonato Nacional de Sub-16. Com apenas 13 anos, conseguiu logo no primeiro ano de Sub-16 duas marcas de qualificação para estar presente, nas disciplinas de salto em altura ( marca pedida: 1,45m), e lançamento do dardo (marca pedida: 23,00 metros). Dada a organização optar por realizar a competição apenas numa jornada, condensando tudo numa tarde, o programa de provas foi reduzido, e assim muitas provas não fizeram parte do programa, o que impediu ,muitos atletas de competirem em disciplinas para as quais tinham marca de qualificação, como foi o caso da nossa atleta que e apesar de ter marca de qualificação para o salto em altura, não pode realizar a prova, já que a mesma não fazia parte do programa de provas a realizar nesta 1ª edição do Campeonato Nacional de Sub-16 em 2024, para o género feminino.
Pensamos que numa competição deste tipo, o programa normal de campeonatos nacionais até agora utilizado de duas jornadas, em dias seguidos é o mais adequado, e o que melhor serve os interesses de todos os atletas e clubes, permitindo o desenvolvimento de todo o programa de provas para o escalão etário respetivo, e num horário bem mais interessante e adequado, evitando como foi o caso desta primeira jornada o programa estender-se até muito tarde com provas a realizarem-se às 20,30h, o que em termos logísticos para os clubes, atletas e famílias que se deslocam de longe não é nada agradável. No restante e no que diz respeito à organização e competição a prova foi um grande sucesso, com muitos clubes presentes (106 classificados) e muitos jovens atletas presentes, até mesmo com números que ultrapassaram as melhores expectativas, e com provas repletas de atletas, como foi o caso e damos como exemplo da prova de 300 metros barreiras femininos, onde estiveram inscritas 77 atletas o que obrigou à realização de 8 séries.
No Lançamento do Dardo 500g, prova onde Elisa Jacob esteve presente, a prova contou com 17 atletas, onde o equilíbrio foi a nota dominante, não se destacando nenhuma atleta, ou se tendo registado alguma marca de grande destaque. A nossa atleta iniciou o concurso com um ensaio de 23,20 metros, marca que não sendo das suas melhoras, para inícío de prova a colocava bem posicionada na tabela classificativa. O segundo ensaio foi algo inferior com a nossa atleta a chegar aos 21,88 metros. Dada a proximidade de marcas, entre todas as atletas verificada, e de apenas as oito melhores terem acesso aos 3 lançamentos finais, a expectativa para o 3º ensaio era grande, já que a Elisa teria de se aproximar do seu recorde pessoal de 26,37 metros, ou fazer mais de 25,58 metros, para assim ter a garantia de estar entre as oito melhores e continuar na prova. A Elisa acabou por fazer o seu melhor no 3º ensaio lançando o engenho de 500g a 24,05 metros, marca ainda assim insuficiente para a colocar entre as oito primeiras, e assim viu-se arredada da possibilidade de fazer os 3 últimos ensaios e lutar pelas medalhas, acabando a competição no 10º lugar da geral. De qualquer forma um lugar honroso, bom resultado nesta que foi a competição mais importante da sua carreira desportiva, e se tivermos em conta o ano de nascimento das atletas, entre as dez primeiras, a Elisa (2010), foi 4a entre as nascidas em 2010, sendo as restantes atletas de 2º ano (2009)