Em
Jornal de Portalegre

2022/12/20

Deputado do PCP espera que primeiro ministro acione fundo comunitário para catástrofes em vez de ser "o bom aluno da UE"

Freguesias

O deputado do PCP João Dias exortou, na passada segunda-feira, o Governo a acionar o fundo comunitário para catástrofes para reparar os estragos causados pelo mau tempo, na última semana, no Alto Alentejo.

O concelho do distrito de Portalegre é um dos mais afetados pela intempérie “não podemos ficar pela fase de apuramento dos danos, considerando ser preciso “agir rapidamente”.

Salientando que estamos perante um território com “uma economia frágil”, o parlamentar espera que o primeiro-ministro, António Costa, “tenha vontade poítica” para acionar os mecanismos de apoio, em vez de continuar a ser “um bom aluno da União Europeia”.

Eleito pelo círculo de Beja, o comunista indicou ainda que está em cima da mesa a possibilidade das câmaras municipais terem de comparticipar 40% dos apoios que recebam para arranjar os estragos, alertando que “a maioria dos municípios não tem capacidade para suportar esses custos”.

Durante o périplo pelo distrito de Portalegre, o deputado, João Dias, visitou Campo Maior, Monforte, Fronteira e Avis, que estão entre os concelhos com maiores prejuízos causados pelo mau tempo.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Equipas da AF Portalegre na liderança da Série C
31/03/2025
Assinado auto de consignação para pintura exterior do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre
31/03/2025
Volta ao Alentejo em Bicicleta condiciona trânsito nas ruas de Portalegre
28/03/2025
Doçaria Conventual e Tradicional em reportagem no Portugal em Direto
28/03/2025
Esta sexta-feira não falte à tradicional Feira de Doçaria Conventual de Portalegre
27/03/2025
Policiais da GNR em ação de sensibilização no âmbito da “Operação Spring Break”
27/03/2025
Crianças do Infantário S. Cristóvão plantam árvore no jardim da Instituição
26/03/2025
Obra da Maria Manuela Couto Viana pode ser vista no CAE Portalegre
26/03/2025