O Projeto Cirurgia de Ambulatório +Perto, é uma parceria da Unidade Funcional de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Doutor José Grande, em Portalegre com os Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, EPE, que pretende chegar mais longe, com a realização das Consultas de Enfermagem Pré-operatória por Telemedicina
por forma a evitar várias deslocações dos utentes e pensando na qualidade dos cuidados prestados. O contacto com o utente decorre no Centro de Saúde, onde, para além da consulta de Enfermagem remota com a equipa de Portalegre, o utente realizará exames complementares de diagnóstico e receberá esponjas para o banho pré-cirúrgico, bem como o folheto de ensino.
A iniciativa arranca a 1 de abril, com o Centro de Saúde de Ponte de Sor, por ser o concelho da ULS Alto Alentejo mais distante do hospital de referência. Futuramente pretende-se alargar este procedimento a mais localidades do distrito com esta modalidade. A Unidade Funcional de Cirurgia do Ambulatório do Hospital Doutor José Maria Grande de Portalegre, inserido na ULS Alto Alentejo, EPE, presta cuidados de saúde a doentes que requerem uma intervenção cirúrgica com permanência hospitalar inferior a 24h. Fica localizado no 3ºPiso e funciona das 8h00 às 20h00.
Os doentes elegíveis para Cirurgia de ambulatório deverão cumprir alguns critérios de admissibilidade, como ter um “cuidador” responsável que o possa acompanhar nas primeiras 24 horas após a cirurgia; meio de transporte individual (de preferência) para casa e telefone/telemóvel disponível, já que que o Processo de Cirurgia de Ambulatório envolve vários momentos de contacto com o doente. Inicia-se com a proposta cirúrgica dentro da área de especialidade e de vários contactos de forma presencial e via telefónica pela equipa de enfermagem. A preparação pré-operatória é realizada através de Consulta de Enfermagem presencial, situação que pode com este projeto tornar-se mais cómoda para os utentes elegíveis.
Este momento de contacto com o doente é fundamental na otimização do episódio, preparação e experiência cirúrgica do doente e sua família.
O distrito de Portalegre é bastante disperso com distâncias consideráveis, o que faz com que a deslocação destes doentes para a realização dos exames pré-operatórios e Consulta de Enfermagem represente custos elevados em termos de gastos com a deslocação (própria ou a cargo da instituição), alimentação, perda de remuneração/dias de férias por falta ao trabalho ou tempo despendido.
Fonte: Unidade Local Saúde Alto Alentejo
Foto: Sindicato dos Médicos Independentes