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Jornal de Portalegre

2023/02/14

Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro promove conferência

Freguesias

O Centro Internacional de Pós-Graduação Rui Nabeiro promoveu a conferência “O Ensino Superior Enquanto Dinamizador do Desenvolvimento e da Coesão Territorial”, que decorreu no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

A abertura arrancou com uma sessão de boas-vindas presidida pelo Comendador Rui Nabeiro, seguindo-se as intervenções de personalidades nacionais e internacionais, ligadas ao Ensino Superior e ao Tecido Empresarial, bem como da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que irão analisar a iniciativa legislativa proposta por um grupo de cidadãos que pretendem ver atribuída ao Ensino Superior Politécnico a capacidade para outorgar Doutoramentos.

A conferência surgiu num momento em que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior procede à reavaliação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES). A abrir os trabalhos, estará em análise o papel das Universidades Politécnicas no Desenvolvimento Territorial e na dinamização dos territórios em prol da coesão territorial. A ligação ao tecido empresarial local, o contributo para o desenvolvimento das regiões e o alinhamento com o mercado de trabalho são outros dos temas em debate.

A concretização desta alteração legislativa irá representar um importante contributo para potenciar uma tipologia formativa de matriz politécnica e reforçar o acesso à ciência baseada na prática pelas empresas que estão implementadas em Portugal. Um contributo que poderá ser ainda maior se se verificar a possibilidade de os Institutos Politécnicos passarem a usar a denominação de Universidade Politécnica, com naturais ganhos na internacionalização do Ensino Superior português e na captação de estudantes internacionais.

Recorde-se que o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), “Resourcing Higher Education in Portugal”, sublinhou a importância de o nosso País alterar o modelo de financiamento do Ensino Superior, de modo que este passe a ter em conta as necessidades de formação no território e a empregabilidade.

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