A associação Cultural Portalegre Core nasceu em 2013, pelas mãos de Hugo Correia, que considera a inauguração da sede, cedida pela Câmara de Portalegre, mais um objetivo concretizado.
Após o início de atividade a associação realizou, em 2014, o festival Portalegre Core, dedicado à música heavy metal e hoje é responsável por mais quatro eventos anuais, dois de música, um de comédia, o Stand Up Fest e um festival de curtas-metragens.
Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da associação, Hugo Correia, disse que os objetivos de futuro passam por “manter estes eventos e desenvolver novas ideias”.
O dirigente acrescentou que atualmente a Portalegre Core conta com cerca de 30 sócios, um número que tem a ambição de aumentar, dando a conhecer o trabalho que desenvolvem.
Hugo Correia sublinhou ainda que a realização de eventos não é fácil, para associações que dependem maioritariamente dos apoios da Câmara, Junta de freguesia e empresas locais, ainda assim mostrou-se confiante na continuidade da Portalegre Core, com um trabalho que contribuí para o desenvolvimento cultural da capital do Alto Alentejo.
(In Rádio Portalegre)